PLAYLIST

domingo, 21 de janeiro de 2018

Paul Bocuse, vai-se o homem, fica a lenda!

                                             “Sr. Paul era a França. Simplicidade e generosidade. Excelência e arte de                                                             viver.”  (Gérard Collomb - Ministro do Interior da França)


Paul Bocuse, "o Imperador da cozinha Francesa", faleceu aos 20 de janeiro de 2018, aos 91 anos, deixando  consternados aqueles que o conheceram, assim como a sua arte e o seu restaurante.


Seus pais Irma Bocuse e Georges Bocuse lhe trouxeram ao mundo no dia 11 de fevereiro de 1926, em Collonges-au-Mont-d'Or, França. Ele faleceu no dia de hoje, na mesma localidade, e deixa os filhos Jérôme Bocuse e Françoise Bernachon-Bocuse.


"Desde 1965, Paul Bocuse tinha três estrelas no Guia Michelin, bíblia da gastronomia mundial, com seu restaurante localizado no subúrbio de Lyon, e era conhecido como o ‘papa’ da gastronomia francesa. O chef também fez crescer seu negócio e suas habilidades na cozinha, construindo um império gastronômico global." 
(https://veja.abril.com.br/
entretenim/morre-paul-bocuse-o-papa-da-gastronomia-francesa-aos-91-anos).

Recebi essas imagens e a notícia através da minha querida amiga Vera Coelho, a Verinha, como a chamo, pois ela é uma pessoa especial. Vera menciona "Sorte nossa que estivemos lá".


Essa deve ser a opinião de todos os que frequentaram seu restaurante, que conheceram o requinte dos seus pratos gastronômicos, apesar das suas preparações simples, com ingredientes frescos e regionais. 


Ele, além de ter sido um dos criadores da Nouvelle Cuisine (nova cozinha), foi o chef mais famoso do seu país. A qualidade dos seus pratos era sua marca registrada. 


A gastronomia está de luto, e também as pessoas que conheceram esse chef excepcional, que tiveram o privilégio de conhecer o seu restaurante e provarem as suas criações gastronômicas. Ele era admirado e respeitado na sua profissão, mas também por ser uma pessoa simples e afável, como visualizamos nessa foto com o casal.

Vai-se o homem, fica a lenda!




Leia mais em:

<https://www.biografiasyvidas.com/biografia/b/bocuse.htm>
<http://tudobh.com.br/paul-bocuse-a-lenda-viva/>
<https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Bocuse>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Bocuse>
<https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/20/Quem-foi-Paul-Bocuse.-E-qual-a-sua-import%C3%A2ncia
-para-a-gastronomia>
<http://www.dw.com/pt-br/paul-bocuse-o-cozinheiro-do-s%C3%A9culo-morre-aos-91-anos/a-42237193>
<https://www.nytimes.com/2018/01/20/obituaries/paul-bocuse-dead.html>
<https://www.forbes.com/sites/.../2018/.../paul-bocuse-1926-2018>
<http://www.smh.com.au/world/paul-bocuse-french-chef-who-became-cultural-star-dies-at-91-20180120
-h0llut.html>


Nenhum comentário: