PLAYLIST

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Conheça os principais golpes aplicados contra idosos

 02:58 GeralNotícias 15/02/2016 - 13h31 Brasília Embed
Andhrea Tavares

O conto da aposentadoria está entre os principais golpes aplicados contra idosos. O golpista aborda uma vítima que não é contribuinte da Previdência Social. O falsário se diz funcionário do INSS e oferece uma aposentadoria para a vítima, mesmo que essa pessoa não tenha feito nenhuma contribuição mensal para a previdência. Para isso, o interessado paga várias parcelas em dinheiro pelo serviço. 

Os criminosos aplicam também o golpe do reajuste atrasado. O golpista diz a aposentados e pensionistas que podem receber reajustes atrasados. O fraudador se oferece para atuar na liberação do dinheiro no INSS, em troca de um adiantamento.  

Há ainda o golpe do cartão eletrônico, que começa com um dispositivo instalado no caixa eletrônico para travar o cartão do idoso. Antes de a vítima se aproximar do terminal, os golpistas colam um falso adesivo com um número de emergência para os usuários. Esse número pertence a outro falsário, que se passa por funcionário do banco e pede ao idoso várias informações, inclusive senha bancária. 

Os criminosos aplicam também o golpe do recadastramento bancário. A vítima recebe uma ligação do fraudador, que se diz representante do banco e induz o cliente a fazer o recadastramento bancário, digitando os números da agência, conta e senha. Com equipamentos capazes de identificar os sinais sonoros dos números digitados, os golpistas conseguem ter acesso a essas informações. "

Nenhum comentário: