PLAYLIST

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Nanjing – A China antiga e moderna no mesmo local.

Ontem estava lendo Cisnes Selvagens - Três Filhas da China e comentava como seria interessante conhecer a história estando na China. Este é mais um dos excelentes posts da Christine. Na medida em que vamos lendo, é como se estivéssemos vivenciando a situação descrita, ela tem esse poder.

E aí hoje acordei com esse presente de texto. 

Obrigada Christine por dividir com o mundo os seus conhecimentos, e pelo seu trabalho de guia mostrando aos turistas a China como ela é.  


"Parte 2 – Nanjing – A China antiga e moderna no mesmo local.


Bom, voltando de onde paramos no último artigo, a viagem a Nanjing continua…
Terceiro dia
Esse foi o dia que tivemos guia e carro. E aproveitamos bastante. Visitamos 4 locais.
Os dois primeiros ficam na ‘Purple Mountain’. O interessante, que faz até menção ao título que dei ao artigo, na mesma montanha há o mausoléu de um antigo Imperador, Xiaoling,  e também o mausoléu de um ícone da história moderna da China, de final do século 19, inicio do 20 – Sun Yat-sen.
Mausoléu Xiaoling – Dinastia Ming
É a sepultura conjunta do primeiro imperador da Dinastia Ming, Zhu Yuanzhang, e sua rainha. Ele representa a arquitetura e artes em escultura de pedra da dinastia Ming, e afetou a construção de túmulos nas seguintes dinastias. A construção do mausoléu começou em 1383, e a estrutura tem mais do que uma história de 600 anos.
O mausoléu é cercado por um muro de pedra de 45 km.
Para a proteção do túmulo  há um caminho de 1800 metros nos jardins, onde os animais estão enfileirados em pares, frente a frente. Cada animal é representado por dois pares, um em pé e outro deitado, pois enquanto um casal está de guarda o outro descansa. Além dos animais, existem as colunas decorativas no estilo da época e 2 ministros e 2 generais de pedra também. Eles seriam os oficiais que acompanhariam o imperador.
Além disso, cada animal tem um significado auspicioso (chinês adora essa palavras), entre eles:  os leões, rei dos animais, mostram a imponência dos imperadores; os camelos, símbolo de áreas desérticas e tropicais, indicam o vasto território da dinastia; os elefantes implica que as políticas da dinastia são para atender o desejo do povo e da estabilização da dinastia.
Uma outra curiosidade é que apesar de toda imponência da construção, o túmulo de fato do Imperador, está no meio de um bosque e ninguém sabe ao certo o local exato. Vai entender…
O Mausoléu Xiaoling é famoso por seu design único, a sua beleza impressionante e sua escala magnífica. É o marco no desenvolvimento histórico de mausoléus chineses. É listado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, dentro do grupo dos “Túmulos imperiais das dinastias Ming e Qing”.
Mausoléu de Sun Yat-sen (Zhongshan Ling)
Sun Yat-Sen (1866-1925) foi, provavelmente, a figura política mais importante e revolucionário na China por volta da virada do século 20. Um de seus legados foi a publicação de sua filosofia política chamados os “Três Princípios”: nacionalismo, democracia e o povo. Ele disse que seus três princípios foram inspirados por Abraham Lincoln. Dizem que compreender a sua vida e influência vai ajudar as pessoas a compreender a China moderna e Taiwan.
Ele nasceu na província de Guangdong, estudou nos Estados Unidos e se formou em medicina em Hong Kong. Embora fosse um médico, a mudança política, social e religiosa era o objetivo principal de sua vida. Morreu em 1925, em Beijing. Mas antes de morrer, repetiu seu desejo de muito tempo: “Eu desejo que depois da minha morte ser enterrado ao pé da Montanha Púrpura em Nanjing, porque Nanjing foi onde o Governo provincial da República da China foi estabelecido, e nós nunca devemos nos esquecer da Revolução de 1911.”
O mausoléu é muito grande e para chegar a ele, temos que subir uma escada de mais de 350 degraus. No inicio da subida os degraus são largos, mas a medida que vamos chegando ao Mausoléu, os degraus vão se estreitando e, segundo nosso guia, é para mostrar que finalizar um objetivo é mais difícil do que começar. E esse conceito foi baseado na filosofia de Sun Yat-Sen.
Foi construído entre 1926 e 1929. No centro do salão há um estátua dele 4,6 metros de altura (que não pode ser fotografada), e um sarcófago de mármore branco. O mausoléu foi construído pelo governo da República da China. Em 1929, seu corpo foi levado para lá. E foi preservado durante a Revolução Cultural devido ao respeito que há pela sua figura e a influência de sua viúva que lutou para manter o Mausoléu intacto.
Zhonghua Gate – 中華門 – Zhōnghuámén
É o portão sul da muralha de Nanjing, uma relíquia cultural preciosa nas tradições militares e arquitetônicos da China.
Sua construção levou 21 anos (1366 a 1387). O portão, originalmente chamado de “Gate of Gathering Treasure” (em tradução livre, portal da coleta de tesouros)  carrega uma lenda desde o momento da sua criação no início da dinastia Ming: Wen Zhu Yuanzhang, o primeiro imperador da Dinastia Ming (1368-1644), construíu o portão, mas ele desabou. O portão foi reconstruído várias vezes e desabou várias vezes. Mas nunca o  tesouro que foi guardado no subsolo foi afetado. Em 1931, para comemorar a revolução de 1911 e da República da China (1919-1949), que surgiu como resultado, o Portão foi renomeado para Zhonghua Gate.
Nanjing foi a capital da China durante a Dinastia Ming sob o reinado do imperador Zhu Yuanzhang. Zhu Di, o filho de Zhu Yuanzhang, mudou a capital para Pequim em 1420. Em 1366, Zhu Yuanzhang começou a construir um muro ao redor da cidade de Nanjing para defendê-la de um ataque.
O mais grandioso entre os treze portões da muralha, era uma estrutura de arquitetura complexa composta por três pátios fechados e quatro portas em arco que serve como entrada. Haviam portas de madeira com painéis duplos, e com a opção de portas de pedra que ficavam suspensas. Se o inimigo derrubasse as portas de madeira, eles poderiam baixar a de pedra e mantê-los presos nos três pátios fechados.
Vinte e sete túneis foram construídos para armazenar grandes quantidades de comida e armas e abrigar cerca de 3000 soldados. Toda a estrutura foi construída com tijolos maciços juntamente com cimento especial feito de suco de limão, arroz e óleo. A fim de garantir a qualidade da construção, cada tijolo passou por um processo de rigoroso controle de qualidade. Os fabricantes de tijolos e construtores foram obrigados a marcar seus nomes em cada tijolo. Ainda hoje, é possível encontrar caracteres chineses e números sobre os tijolos. Se algum tijolo quebrasse, sabiam quem era o responsável… ui!
O último lugar que visitamos foi o Memorial das Vítimas do Massacre, mas esse vou deixar para o próximo capítulo. Desde que comecei a escrever sobre Nanjing, havia decidido que fariam um artigo especial para esse local tão lindo e marcante, e ao mesmo tempo triste e cheio emoção.
E Nanjing está rendendo…rs
Zái Jián!"

Nenhum comentário: