PLAYLIST

sábado, 7 de novembro de 2015

Sete milhões de devedores estão fora de “lista suja”

"Sete milhões de devedores estão fora de “lista suja”

Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos,  21,5 bilhões de reais  em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito. (Foto: Reprodução)Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos, 21,5 bilhões de reais em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito. (Foto: Reprodução)
Sete milhões de consumidores com 10 milhões de dívidas em atraso em São Paulo deixaram de ser incluídos em setembro e outubro nos cadastros de inadimplentes das três principais empresas do setor de proteção ao crédito.
Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos, 21,5 bilhões de reais em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito.
São consumidores que deixaram de ter seus nomes inclusos na “lista suja” de cada uma das três empresas porque desde setembro a lei paulista n 15.659 voltou a vigorar, obrigando o envio de carta AR (aviso de recebimento) aos devedores em atraso, antes de inscrever seu nome em órgãos de proteção ao crédito.
Sem a lei, as empresas enviavam carta simples e o consumidor tinha prazo de dez dias para pagar. Se não regularizasse a dívida, era incluído na lista de inadimplentes.
Proposta pelo deputado Rui Falcão (PT), a lei entrou em vigor no Estado em janeiro, mas em março, a Justiça concedeu uma liminar favorecendo o comércio e impedindo a obrigatoriedade. Em agosto, porém, a liminar foi derrubada e o envio de carta AR se tornou obrigatório em São Paulo desde setembro.
Houve recurso, e o Tribunal de Justiça deverá avaliar a questão na quarta-feira.
Segundo as empresas de proteção ao crédito, como a carta AR é mais cara que a simples, muitos credores – principalmente varejistas de menor porte e concessionárias de serviços públicos – não enviam a carta registrada devido ao custo. A simples custa 1,40 reais, e a AR, 8,60 reais. (Folhapress)Bom Internautas, Obrigada por sua visita ao blog e comentário!"

Fonte: http://www.osul.com.br/sete-milhoes-de-devedores-estao-fora-de-lista-suja/

Nenhum comentário: