PLAYLIST

sábado, 17 de outubro de 2015

Golpe frauda 2ª via do boleto do IPTU; confira como se prevenir


O final do ano se aproxima, e a conta do IPTU também. É bom que os consumidores fiquem alertas, pois a Kaspery LAB identificou um golpe, nos quais sites emitem uma segunda via FALSA do boleto do IPTU e o pagamento vai para o bolso dos fraudadores. Por enquanto, o golpe está acontecendo em São Paulo, mas todos sabemos que eles logo serão disseminados para outros estados e cidades. Então, logo poderão estar acontecendo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina. 

Leiam a matéria completa do Olhar Digital e não caia na armadilha.

"Golpe frauda 2ª via do boleto do IPTU; confira como se prevenir

Por Redação Olhar Digital - em 16/10/2015 às 13h30
Avaliação:
Avaliar:

  • Fraude
  • Internet


Kaspersky Lab, empresa de segurança, identificou um golpe que está atingindo alguns moradores de São Paulo. Nele, sites falsos emitem boletos fraudulentos da segunda via do IPTU e o pagamento é enviado aos criminosos.

Fabio Assolini, analista de segurança da empresa, disse que os golpistas criaram um site falso que oferecia um suposto serviço, mas na verdade enganava as vítimas com boletos falsificados. O site estava hospedado no endereço 2viaiptu.com.br e tem aparência muito semelhante ao site da prefeitura de endereço www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp.
Reprodução

Assolini alerta que os usuários devem ficar atentos a esse tipo de operação. Ele diz que os ataques podem ser feitos em qualquer serviço online de emissão de segunda via, como contas de energia, água, condomínio e outras.

Reprodução

Outro ponto que ajuda a identificar uma fraude é a falta de dados pessoais no boleto, como endereço e número de identificação da prefeitura. O analista recomenda que os usuários digitem diretamente no navegador a URL para qual pretendem ir, evitando serviços de busca para encontrá-las."

Nenhum comentário: