PLAYLIST

terça-feira, 9 de junho de 2015

Golpes via torpedo SMS podem causar prejuízos na conta bancária



"05/06/2015 20h36 - Atualizado em 05/06/2015 21h03

Golpes via torpedo SMS podem causar prejuízos na conta bancária

Golpistas pedem dinheiro para recebimento de prêmio.
Polícia orienta população a ficar atenta nesses casos.

Do G1 Presidente Prudente

É preciso ficar atento quando se recebe mensagens de texto no celular anunciando o recebimento de um prêmio em grande quantia em dinheiro, conforme orienta a polícia. Casos de golpes via torpedo podem fazer com que se tenha um prejuízo na conta bancária.
Um homem que recebeu a tentativa do golpe e não quis se identificar gravou a conversa com o golpista dando as orientações para que ele pudesse receber um prêmio no valor de R$ 50 mil.
O golpista diz que outras pessoas já foram contempladas e orienta a vítima a como proceder para receber o prêmio grandioso. Para isso ele deveria ter dinheiro em conta e ir até um caixa eletrônico ou entrar no sistema on line do banco."Quantos minutos você leva da sua residência até na frente de um caixa eletrônico?", pergunta o aplicador do golpe.
A partir daí começam as negociações para que o contemplado siga as orientações impostas pelo golpista." Você vai entrar na opção transferência. A sua conta, é conta corrente ou é poupança? Quem vai te pagar é nossa conta poupança, certo? Digite de corrente pra poupança, certo?", questiona e orienta ao mesmo tempo o golpista.
Depois de ouvir as orientações, a possível vítima informou ao homem que não queria o prêmio de R$ 50 mil e a partir daí a ligação foi desligada.
Segundo o coordenador da CPJ Orlando Monteiro Júnior, além de ficar atento a essas mensagens é preciso seguir as instruções da polícia." Ninguém dá um prêmio e pede dinheiro antes para dar o prêmio. Então a pessoa deve se acautelar e, querendo a Polícia Civil está a disposição", diz ele.
Segundo o professor de informática Eduardo Rizzo, não há como prevenir o recebimento de mensagens enganosas. É possível apenas bloquear recados de um número específico, para que as mensagens não cheguem." Pode-se registrar no celular, caso tenha recebido uma ligação ou um SMS de um número detectado como fraude, então registra-se no celular que o número deve ser bloqueado. Mas até então você já recebeu a tentativa do golpe, então, você está mais reagindo de uma situação do que prevenindo a ela. A prevenção é a questão do bom senso" finaliza o professor."
Fonte: <http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/06/golpes-torpedo-sms-podem-causar-prejuizos-na-conta-bancaria.html>

Nenhum comentário: