PLAYLIST

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Anatel lança aplicativo para consumidor registrar queixas contra operadoras de telefonia


De longa data, consumidores vêm sofrendo as consequências do atendimento eletrônico/pessoal ao tentar solucionar problemas de naturezas diversas no que se refere a aquisição de combos (TV, telefone, internet e celular). Muitas vezes o que era para beneficiar o consumidor, acaba sendo um transtorno e um estresse que nos levam a cancelar o serviço.


Meses atrás solicitei uma mudança de plano de TV a cabo para um melhor e mais caro. Em cinco oportunidades, o tal técnico não compareceu na visita e mentiu que tinha estado e deixado um aviso no  andar. Ocorre que nosso prédio só tem 5 andares. Nesse ínterim, contatei inclusive com a ouvidoria, mas nem assim fui atendida apesar das promessas, então cancelei o serviço.  Há concorrência, se não tratam bem o cliente e o fidelizam é porque não precisam dele.


No combo que possuo atualmente incluí a TV. Havia o benefício de dobrar a  velocidade da internet pelo mesmo preço contratado anteriormente. Para minha surpresa recebi uma fatura com um valor exorbitante, porque ao invés de registrarem o benefício lançaram como um novo serviço. Reclamei, depois de 72 horas, me enviaram a nova fatura. Errada novamente, pois não excluíram uma proporcionalidade cobrada que não existia.

O atendente me disse que eu deveria contatar para saber da nova fatura, a obrigação é deles em providenciar o envio da mesma.  Erram duplamente e transferem para o cliente o problema.

Durante o tempo demasiado longo de espera, a ligação caía, então fui atendida por outro atendente, tendo de explicar tudo novamente, porque não conseguem redirecionar a ligação para quem estava atendendo, uma coisa mirabolante. Cometem erros e o consumidor é quem tem que buscar a solução, muitas vezes repetidamente  e de forma exaustiva.

Mas o que mais me incomoda, é a incompetência e a falta de conhecimento de muitos atendentes, não só nesse tipo de serviço como em algumas lojas do comércio. Ao comprar um ferro de passar roupa por exemplo, perguntei qual a diferença entre ambos já que um custava 50% a mais que o outro. Obtive como resposta "são a mesma coisa". Dá vontade de pegar a pessoa e sacudir para ver se ela acorda e se conscientiza que o mínimo que ela tem a obrigação de saber é conhecer o produto ou serviço que vende.  Saí da loja decepcionada e sem adquirir o produto.

Leia mais: 
<http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/>

Vejam a matéria do jornal O SUL, periódico esse que sempre traz matérias de interesse público, relevantes e atualizadas. É muito bom que o consumidor comece a ter proteções contra abusos e ineficiência dos fornecedores de produtos e serviços.


"Anatel lança aplicativo para consumidor registrar queixas contra operadoras de telefonia


Serviço permitirá registrar reclamações e conferir direitos do consumidor FOTO: Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou nesta sexta-feira (26) um aplicativo para tablets e smartphones que permitirá o registro e consultas de reclamações sobre serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.

O Anatel Consumidor, disponível para download de forma gratuita, poderá ser usado nos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Antes, o procedimento era feito via call center ou pelo Fale Conosco, no site da estatal. Por meio do aplicativo, é possível registrar, por exemplo, reclamações referentes a problemas de cobrança indevida e da qualidade dos serviços prestados, bem como ter acesso a informações sobre direitos do consumidor.

Segundo o presidente da Anatel, João Batista Rezende, a intenção é facilitar a comunicação com o usuário e agilizar a solução dos problemas das operadoras, pois o volume de reclamações aumenta a taxas maiores que o crescimento do mercado. Só no ano passado, elas somaram 2,8 milhões. “É mais um instrumento simplificado para que o usuário confira seus direitos e protocole uma olicitação que ele não conseguiu resolver com a operadora”, explicou o dirigente. “O consumidor agora redige no momento no qual quer e da forma que preferir seu pedido de consulta”, completou o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone.

Antes de recorrer à novidade, é necessário ter feito a queixa à operadora. Após baixar o aplicativo, será preciso fazer um cadastro para registrar a reclamação que não foi resolvida pela telefônica. O usuário também tem que informar o protocolo do atendimento da empresa.

Finalizado o registro por aplicativo, a reclamação é enviada automaticamente às companhias, que têm prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta. Se o problema não for resolvido, a informação passará a fazer parte do índice de desempenho das operadoras, cuja classificação está no site da Anatel.

Redução

Com o aplicativo, a Anatel espera também reduzir os gastos com seu serviço de call center, que possui cerca de 700 funcionários e gera uma despesa mensal de até 3 milhões de reais. Hoje, 65% dos usuários utilizam o serviço e 35% fazem as solicitações via internet, na página da estatal. A médio e longo prazos, a ideia é fazer com que todas as solicitações migrem para a internet. (AG)"

Fonte:<http://www.osul.com.br/anatel-lanca-aplicativo-para-consumidor-registrar-queixas-contra-operadoras-de-telefonia/>

Palavras chave: ANATEL, O SUL, COMBO, CONSUMIDOR.

Nenhum comentário: