PLAYLIST

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Falta de mobilidade urbana em Florianópolis


Esse vídeo "Minuto do Martini" mostra realmente a falta de mobilidade na ilha. Nesse dia, me dirigia ao IFSC no continente, e fiquei trancada no trânsito por quase duas horas sem que o carro saísse do lugar. Nesse acidente, na cabeceira da ponte, com aproximadamente 23 pessoas feridas, o trânsito parou. Houve quem viesse em direção a ponte que se arriscou, foi por cima do canteiro e retornou pela pista vazia em direção ao Sul da Ilha. 

É impossível convivermos com essa situação! Nesse caso foi um acidente, mas é comum levarmos 40 minutos, num trajeto que habitualmente fazemos em 15.  E mesmo que o motorista quisesse sair da pista seria impossível, pois não existem rotas alternativas. É uma vergonha, e nem é tempo de veraneio, quando a situação do trânsito fica mais caótica.

Já se passava uma hora e ninguém sabia o que tinha acontecido. Pesquisei na INTERNET e não aparecia nada. Perguntei ao motorista do lado, o qual também desconhecia a causa de tal ocorrência. Faltou comunicação para tranquilizar as pessoas!  Faltou fiscalização!

Depois quando os carros começaram a andar, era uma loucura, todos queriam passar primeiro. Havia um caminhão pressionando os outros carros e salve-se quem puder! 

Quando vão criar retornos e rotas alternativas, para viabilizar a normalidade no trânsito em ocorrências de naturezas diversas?

Que tal se as pessoas do governo de Florianópolis se transportassem para aquela situação que vivemos naquele dia? Sentiriam o desespero das pessoas que tinham compromissos a cumprir e foram obrigadas a ficar paradas e arcarem com os prejuízos decorrentes. E se fosse alguém conduzindo um doente em situação grave para um hospital? Talvez morresse, não pela doença, mas pela falta de atendimento no tempo exigido, provocado pela falta de mobilidade urbana de Florianópolis.

Acesse o vídeo! Pense nisso e faça sua parte!