PLAYLIST

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Santa Paulina, a primeira santa do Brasil

Odete Soares Rangel




Amabile Lucia Visintainer (Santa Paulina, Madre Paulina), nasceu no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália.  Dez anos depois ela chegou em Santa Catarina juntamente com sua família e mais 102 imigrantes. Fundaram a cidade de Nova Trento, e se estabeleceram na localidade de Vígolo, nomes dados para homenagear sua pátria distante.



Em 1890, Amabile iniciou sua missão religiosa. Sua primeira incumbência foi cuidar de uma doente de câncer, para o que contou com o auxílio das amigas Virgínia Nicolodi e Tereza Maule. Unidas, elas fundaram a Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição, aprovada pelo Bispo de Curitiba em 1895.

Após fazer os votos, Amabile adotou o nome religioso de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Madre Paulina trabalhou em asilos, casas de caridade e hospitais em Santa Catrina e São Paulo.Pela sua dedicação aos pobres e doentes, logo ficou reconhecida como uma mulher de coração bom, humilde, dedicada a Deus e ao bem do próximo.

Amabile faleceu aos 77 anos, em 09 de julho de 1942.  Mas seu amor e sua fé vivem ainda hoje no coração dos peregrinos e dos devotos dela que se sentem acolhidos  na Congregação. Esta é atendida por aproximadamente 600 Irmãzinhas que continuam a obra iniciada por ela.  Dando continuidade a obra da Santa Paulina, elas atuam em 11 países, entre eles a Itália, Nicarágua, Argentina, Chile e alguns países da África, além do Brasil.  A missão se expande para um trabalho integrado com foco na saúde, educação, promoção social e nas diversas pastorais.




Com a canonização, em 19 de maio de 2002, Madre Paulina tornou-se a primeira Santa do Brasil.

São incontáveis os devotos que creem em Deus e pedem a sua proteção pela intercessão da Santa. Há registros de que Eluiza Rosa de Souza teve sérios problemas na gravidez e fora desenganada pelos médicos, mas fora curada pelas orações dirigidas a Santa Paulina. Esse fato (1966) fora analisado por peritos médicos legais e por uma comissão médica, de teólogos e cardeais da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano. O milagre foi reconhecido pela Santa Sé em 18 de fevereiro de 1989.Santa Paulina foi declarada Venerável em fevereiro de 1988,  22 anos depois da iniciação oficial da Causa da Beatificação, cuja cerimônia aconteceu em 18 de outubro de 1991, época em que o Papa João Paulo II veio ao Brasil.



Mas não fora a única cura comprovada e explicada pela fé em Deus e crença na santidade da Madre. Iza Bruna Vieira de Souza (Rio Branco -Acre) nasceu com meningoencefalo celeoccipital, foi  operada e dada como morta quatro dias depois de nascida. Mas teve sua saúde reestabelecida 20 minutos depois de iniciadas as orações para Santa Paulina.

Com esse segundo milagre, foram preenchidos os requisitos exigidos para a canonização, e o título de Santa Paulina, oficilizados pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça São Pedro em Roma.



Nessa imagem, vemos Madre Paulina cuidando de uma doente. Vejam a forma afetiva com que a trata e a olha. Quem dera, quando as pessoas ficassem doentes, fossem olhadas e tocadas com afeto pelos seus médicos e cuidadores. Que maravilhoso seria poder confiar em alguém, e que essa pessoa ou profissional segurasse nossa mão na hora da enfermidade. Que nos fizesse crer que a dor fazia parte da nossa evolução espiritual, mas seria passageira, que a cura era uma possibilidade ou uma realidade.  Alguém que não nos abandonasse e não nos deixasse desistir do nosso bem maior, a VIDA! 



E aqui está a imagem do Santuário de Santa Paulina. Bem próximo de Florianópolis (75 Km), é visitado por milhares de pessoas que vão agradecer as graças recebidas ou orar a Deus e a Santa. Fora de Vígolo há outras igrejas, capelas e monumentos, como o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, no Morro da Cruz, a Igreja Matriz de São Virgílio, e o Calvário, que fica no alto de um morro, com 15 capitéis formando a Via Sacra. 

As demais imagens fazem parte do complexo (não ordenadas rigidamente) e mostram a organização e a  limpeza do local, bem como a preocupação dos administradores com a ecologia e com a natureza, usando alguns informativos para conscientizar os visitantes sobre a preservação local.

é um local com uma energia muito boa e de muita paz. E você ainda pode ir conhecendo a região local que tem belos atrativos.








Esta imagem deve ter um significado especial que ainda não compreendi. Mas observem os detalhes que são bem curiosos (face esculpida), voltarei lá para tentar decifrá-la.


Por Odete Rangel



















Nenhum comentário: