PLAYLIST

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sialolitíase ou cálculo salivar, saiba mais a respeito

Odete Soares Rangel

Sialolitíase ou cálculo salivar era um mal que vinha me causando incômodos (inchaço, bócios durante ingestão de alimentos, dores de cabeça, secura na boca, ardências como se existisse uma afta, etc.)

Como sabemos a formação de cálculos - pedras - pode ocorrer em várias partes do corpo, inclusive nas glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais), embora os mais conhecidos sejam os de vesícula e os do trato urinário. 

Lendo a respeito e conversando com a bucomaxilofacial que me atendeu, entendi que a sialolitíase, mais conhecida por cálculo salivar, trata-se na verdade de uma obstrução do sistema excretor de uma glândula salivar decorrente de calcificações. Variam de tamanho, veja os exemplos desta imagem, mas podem atingir tamanhos maiores.
Os formatos também variam de arredondado a oval ou alongado. Este último  pode ser visualisado na imagem. Meu primeiro procedimento cirúrgico foi na glândula sublingual, este agora foi na submandibular. 
Sialolito (cálculo salivar)
Foto de Odete Soares Rangel
Este sialolito maior foi detectado numa ultrassonografia, cujo diagnóstico do exame foi:
1. Alterações pós-inflamatórias na glândula submandibular direita, que apresenta dilatação ductal e pequeno cálculo distal no seu duto principal. Entretanto, durante o procedimento a Dra. encontrou mais alguns e já os extraiu.
Uma outra coisa importante que aprendi é que se ingerirmos muita água, temos menos probabilidade de adquirí-los. Isto deve-se ao fato de que se a viscosidade e a concentração de cálcio na secreção salivar aumentar, poderão formar-se os cálculos salivares. Ingerir bastante água vai ajudar na prevenção para que isso não aconteça.
Após o procedimento cirúrgico ando sempre com uma garrafa de água bem próxima. A ingestão de dois litros de água por dia tornou-se uma prática regular na minha vida.
Agradeço a Dra. Grasiela Antunes Paiano - Doutora, Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, profissional que me atendeu nas duas oportunidades, com êxito total nos procedimentos cirúrgicos. Ela é, sem dúvida, uma excelente profissional e um carismático ser humano. E se você precisar fazer implantes dentários a procure, tenho certeza de que ficará satisfeito(a) com o resultado.
Fica o alerta sobre sialolitos e a indicação da profissional Dra. Grasiela!
Leia mais sobre o assunto nos sites indicados a seguir:

Nenhum comentário: