PLAYLIST

domingo, 7 de outubro de 2012

A direção errada por Liu Xiang

 Odete Soares Rangel

O rei de Wei  preparava um ataque à Hadan. Ji Lian, sabendo disso, sem trocar de roupa e sem mesmo pentear os cabelos, foi à procura do rei para uma audiência. Chegando ao palácio disse ao rei:

-Alteza, hoje, quando vinha para a sua audiência, vi um homem indo para o Norte. Eu quis saber para onde ele ia. Ele respondeu que ia para o reino de Chu. Eu achei estranho e indaguei: "Se deseja ir para o reino de Chu, por que segue para o norte?" Ele me respondeu: "porque tenho bons cavalos". Ponderei: "Mesmo com bons cavalos, esse não é o caminho que leva ao reino de Chu". E o homem respondeu: “Eu tenho bastante ouro para as despesas da viagem”.Eu repliquei: "Mesmo com muito dinheiro, esse não é o caminho que leva para o reino de Chu". O homem respondeu: "Eu tenho ótimos cavaleiros, capazes de conduzir os cavalos até o reino de Chu". Eu falei "Por mais que você tenha muitos e bons cavalos, com ótimos cavaleiros, jamais chegará ao reino de Chu seguindo na direção errada". Agora as ações do rei estão todas concentradas no domínio e na conquista. Mas se Vossa Alteza ficar dependendo apenas da extensão do seu reino e da força de suas tropas para atacar Handan, com a finalidade de ampliar as fronteiras e ser mais famoso, vai conseguir um resultado oposto ao desejado e se afastará cada vez mais de seus objetivos. É como ir ao reino de Chu pela direção errada.

Fonte:
CAPPARELLI, Sérgio & SCHMALTZ, Márcia.  FÁBULAS CHINESAS.   Porto Alegre,RS: L&PM,2012. p. 55

Nenhum comentário: