PLAYLIST

domingo, 1 de julho de 2012

Rumo a Londres

Odete Soares Rangel

A Revista Nestlé com você de junho de 2012, ano 14, número 54 traz na página 21 a matéria com o título Rumo a Londres - Conheça mais sobre o maior evento poliesportivo e as chances da delegação brasileira.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120507_estadio_olimpico
Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, ou Jogos da XXX Olimpíada, acontecerão  na cidade de Londres, no período de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012, que serão realizados entre 29 de Agosto e 9 de Setembro. Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse os links indicados ao final deste post. Esse é o estádio construído para a realização dos jogos.

Leia o texto publicado pela Nestlé. 

" Dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, os gregos já realizavam competições esportivas para homenagear os deuses. No entanto, foi apenas em 776 a.C. que tais disputas passaram a acontecer, de forma organizada, a cada quatro anos. Além de mostrar as habilidades dos participantes, o objetivo era promover a paz entre os atletas de várias cidades-estado. 

Em 394 a.C, o imperador romano Teodósio I resolveu acabar com todas as festas de origem pagã. Os jogos como conhecemos hoje só retornariam em 1896, graças à iniciativa do nobre francês Pierre de Fredy, mais conhecido  como barão de Coubertin, que acreditava no esporte como fonte de inspiração para fortalecer e educar o ser humano.

Atenas, capital da Grécia, como não poderia deixar de ser, foi o palco da primeira edição das competições organizadas da era moderna, com a participação de 14 países e 241 atletas, todos homens. Nessa época, os primeiros colocados recebiam uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma. O segundo colocado, uma medalha de bronze.  Em 1900, o evento foi realizado em Paris como parte da  Exposição Universal, uma enorme feira mundial de comércio. Essa também foi a edição em que as mulheres estrearam: eram apenas 22, competindo em duas modalidades, tênis e golfe. A britânica Charlotte Cooper foi a primeira atleta feminina a conquistar  uma medalha de ouro, ganhando o torneio de tênis daquele ano.

Já em 1928, 277 moças estiveram em Amsterdã, conquistando espaço em 16 modalidades. Nessa edição, as mulheres competiram pela primeira vez nas provas de atletismo.  O Brasil, que já participava desde 1920 - ano dos Jogos de Antuérpia, na Bélgica -, enviou sua primeira atleta apenas em 1932, em Los Angeles: a  nadadora Maria Lenk, também a primeira atleta sul-americana a estrear na competição.

Londres, a cidade que sediará a 30a edição do evento, já abrigou a competição em 1908 e em 1948, a primeira pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), depois de 12 anos do evento anterior, em Berlim, na Alemanha. Em Londres, a holandesa Fanny Blankers-Koen, aos 30 anos, casada e mãe de dois filhos, tornou-se  a primeira mulher a ganhar quatro medalhas de ouro em um evento."

Leia mais sobre:

Nenhum comentário: