PLAYLIST

quarta-feira, 18 de abril de 2012

10 livros para ler antes de você crescer

Odete Soares Rangel

Li a matéria da Natasha, penso que ela ajudará muitos "presenteadores" indecisos. Não raro, as pessoas têm dúvidas de qual livro dar, para a idade da pessoa a receber o presente. Está aí uma ótima dica. Vejam o que diz Natasha no site http://revoada.net/10-livros-para-ler-antes-de-voce-crescer/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Revoada+%28Revoada.net%29:


Por  em 17-4-12 |


"Esse título é meramente inspirador. Você já deve ter visto alguma lista de livros que você tem que ler antes de morrer. Mas não seria mais interessante ter uma lista de títulos que você deveria ler antes de começar a “viver verdadeiramente”?
Os jovens adultos têm muito tempo em suas mãos. Então, vamos listar aqui livros que podem ajudar a moldar personalidades, inspirar criatividade, ou simplesmente divertir. Com eles, você pode estar mais bem preparado para nosso mundo, que é incrível, mas assustador. Confira:
1 – “Vida e Morte de Harriett Frean”, Mary Sinclair
O afeto psicologicamente incestuoso de Harriett por seus pais, em última análise, conduz à sua própria miséria e dos outros ao seu redor. Nenhum leitor pode continuar o mesmo depois de ler esse livro, sem perceber a importância de “deixar o ninho” e estabelecer sua própria identidade. A lição com os adolescentes é que para ser um indivíduo próprio, você tem que se “rebelar” contra seus pais em algum estágio de seu desenvolvimento. Se não, a adolescência perpétua na idade adulta irá sabotar qualquer chance de felicidade e autorrespeito. Que tal sair da barra da saia da mamãe?
2 – “A Revolução dos Bichos”, George Orwell
Qualquer movimento político ou governamental (e não apenas comunista), não importa quão bem intencionado, pode ser transformado de uma força do bem a uma força de opressão se os seus cidadãos cederem ao Estado, à violência patrocinada e à propaganda. Os líderes políticos, como todos nós, são falíveis. E se não forem contestados, podem destruir uma nação a partir de dentro. Esse livro demonstra brilhantemente essa realidade. É como dar uma lição para todos os jovens que a liberdade e igualdade devem ser vigiadas e guardadas diariamente.
3 – “O Livro de Ouro dos Experimentos Químicos” (tradução literal), Robert Brent
Este livro está esgotado, e é muito difícil de encontrá-lo, mas se isso ocorrer… Comemore. É uma maravilhosa introdução aos elementos básicos que compõem o nosso mundo. Você já se perguntou como se faz dióxido de carbono? Ou sabão? O Livro de Ouro da Química vai lhe mostrar como. Este livro tem o poder de desencadear um amor pela vida científica.
4 – “Um guia de senso comum para a Economia” (tradução literal), Thomas Sowell
Você vai descobrir que as questões econômicas não são tão difíceis de se compreender. Não importa que ponto do espectro político você está, as regras da economia são neutras, e o conhecimento dos princípios básicos econômicos é essencial para entender as funções do mundo moderno. Conceitos complicados são explicados em um estilo legível e convincente. Mas o mais importante, o jargão esotérico usado por especialistas e políticos para descrever as questões econômicas não serão mais um mistério.
5 – “Paris nos anos cinquenta”, Stanley Karnow
Há algo nos franceses que magneticamente atrai-nos para a sua cultura. Este livro é uma coleção de memórias do autor, do tempo em que ele vivia em Paris como correspondente de revista em 1950. Ele toca em muitos aspectos singulares da cultura francesa e sua história. E os franceses não parecem ter mudado muito em 50 anos. O livro beneficia um jovem leitor, descrevendo uma cultura semelhante à nossa, mas fundamentalmente diferente de muitas maneiras estranhas e maravilhosas. É de explorar o mundo.
6 – “Bel Ami”, Guy de Maupassant
Bel Ami é um romance clássico sobre um ex-soldado que virou jornalista em Paris no final do século 19. Georges Duroy é um canalha sem vergonha que vai usar todos os meios à sua disposição para alcançar o sucesso. Embora escandaloso no momento da publicação, as táticas de George são “fichinha” pelos padrões de hoje. Mas leitores jovens precisam saber que ao longo de suas vidas adultas eles vão se deparar com “Georges Duroys”, e devem estar preparados para superar o encanto destes parasitas.
7 – “O Universo Holográfico”, Michael Talbot
A investigação de Talbot da possível natureza da realidade é, no mínimo, instigante e alucinante. Os primeiros capítulos do livro tratam de como o modelo holográfico poderia explicar a natureza da realidade e como nossos cérebros interpretam o universo que nos rodeia. Ambos os céticos e místicos gostarão deste livro. O benefício para os jovens adultos é fornecer uma visão alternativa sobre a verdadeira natureza do nosso mundo. Uma visão em que respostas podem estar além do que o dogma religioso e científico podem revelar. Não é uma leitura fácil, entretanto.
8 – “Cândido, ou O Otimismo”, Voltaire
Em última instância, o objetivo da vida é encontrar o nosso caminho, não? Se Deus não poderia criar nada, a não ser um mundo perfeito, então a brutalidade do ser humano contra si deve ser parte do seu design “perfeito”. Cândido e seus companheiros passam por uma série de dificuldades brutais que espelham eventos do mundo real do século 18, e escapam deles. A narrativa hiper detalhada de Voltaire destes eventos horríveis os torna divertidos durante a leitura. Imagine alguém hoje escrever um conto incorporando 11 de setembro, o terrorismo, a epidemia da AIDS, o genocídio de Ruanda, o tsunami japonês e de alguma forma torná-lo relevante e engraçado. É Cândido.
9 – “O Alquimista”, Paulo Coelho
O Alquimista narra o conto de um jovem pastor da Andaluzia, cuja busca para encontrar o significado de um sonho o leva em uma aventura através de muitas lutas e, finalmente, à sua fortuna, à própria realização, à pobreza, ao amor, à guerra, à coragem, ao medo, em páginas cheias de misticismo. O universo quer que você obtenha sucesso e irá apresentar-lhe pistas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Esses indícios, porém, nem sempre seguem uma linha reta. As torções, voltas e atrasos encontrados em seu caminho são uma parte importante da viagem para encontrar quem você realmente é e onde você pertence verdadeiramente. Então, confie em si mesmo.
10 – “O Livro Completo de Molhos” (tradução literal), Sallie Y. Williams
Santos e filósofos têm igualmente debatido ao longo dos séculos sobre o que nos torna humanos. Por que nós somos macacos sem pelos diferentes do resto do reino animal? A resposta pode ser uma simples: os seres humanos cozinham seus alimentos e os animais não. Por isso, é necessário que toda a raça humana tenha um conhecimento básico de culinária. Algumas receitas desse livro serão suficientes para fazer de você um ser humano competente. [Listverse]"

Nenhum comentário: