PLAYLIST

domingo, 8 de janeiro de 2012

Presépio Natural da Praça XV de Novembro

Odete Soares Rangel

As imagens que você visualiza neste post fazem parte do Presépio Natural montado na Praça XV de Novembro, em Florianópolis-SC. O evento ocorre anualmente. Ele foi idealizado por Franklin Joaquim Cascaes, pesquisador da cultura açoriana, e as imagens são em tamanho natural.

Inicialmente, foi montado nos jardins do Museu Universitário – UFSC, nos anos 70,  mas logo se tornou o Presépio  Natural e Artesanal da Praça XV de Novembro. Ele foi reconhecido internacionalmente como o mais original do mundo em 2004, por ocasião do Congresso Mundial dos Presepistas realizado na República Tcheca e organizado pela Federação Universal Presepista. 


A obra que visa resgatar e preservar a cultura local, tem a Direção Artística de Gelci José Coelho (o conhecido e culto Peninha). A partir de 1993, a criação e a confecção levam a assinatura do Artista Plástico Jone Cezar de Araújo.


Espera-se que o evento continue fazendo parte do calendário cultural e oficial de Florianópolis. E que essa cultura regional continue viva e possa ser divulgada interna e externamente.







Nenhum comentário: