PLAYLIST

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cássia Kiss, uma atriz plural

Odete Soares Rangel

Não costumo ficar horas vendo televisão, menos ainda Domingão do Faustão e novelas. Entretanto, ontem (24) entre uma passada pela programação da SKY e no canal 12, parei neste último, para ouvir as falas da atriz Cássia Kiss. E neste caso em particular, vi alguns capítulos da novela global Morde & Assopra. Isto porque fiquei impressionada com a atuação dessa atriz, nos trejeitos da boca quando fala, dificílimo de fazer, na simplicidade do vestir e de falar da faxineira Dulce, nos sentimentos que ela expressa com tanta sinceridade.

O filho Rafael renega o próprio filho, embora o direito a vida seja essencial, e inerente à condição humana. Com suas atitudes inconsequentes e a ânsia pelo status querendo se dar bem a qualquer preço, renega também a mãe pela sua condição de pobreza, fazendo dela uma personagem sofrida. Mas nem por isso, ela abre mão dos seus princípios éticos e de solidariedade. E ainda tenta reconduzir o filho para uma vida honesta e de trabalho. Ela encarna o personagem que faz com uma naturalidade que convence. É como se a Cássia Kiss fosse verdadeiramente a Dulce, uma pessoa humilde, mas do bem.

O amor incondicional que ela demonstrou pela família, a atriz demonstra pelos amigos e , especialmente, pelo neto na novela. O papel da vida real se assemelha com o da Dulce. Só mesmo uma atriz tão plural, com tamanha consciência de querer fazer o melhor e de emocionar o público, consegue passar tanta verdade. E ela emociona mesmo!

Cássia falou dos pais permissivos com os filhos. Fica o alerta para que não tentem preencher a vida dos filhos com bens materiais e presentes, mas sim que lhes dêem amor. Esse é o bem mais precioso.

Cássia é descendente de húngaros, vendeu sanduíche na praia, foi morar sozinha ainda jovem porque sua mãe não entendia seus horários de chegar em casa, passou dificuldades, mas perseguiu seu sonho e conseguiu seu objetivo.

Um dos seus diretores acreditava no seu potencial como atriz, comparando-a a Fernanda Montenegro. Ela já nasceu grande, só foi se lapidando no percurso do caminho. Ela se supera em cada papel desempenhado.

Parabéns a Cássia mulher e a atriz!

Nenhum comentário: