PLAYLIST

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Livro da Editora Global aprovado pelo MEC, escrever sim, mas não mais pelas regras da gramática

Odete Soares Rangel


É inadmissível que o MEC edite e adote um livro didático de língua portuguesa que ensine a escrever errado. Meus ouvidos mal podem crer no que ouvem, meus olhos se recusam a enxergar, e minha mente se pergunta: o MEC não seria aquela instituição que deveria priorizar um falar e escrever, gramaticalmente, correto? Pois parece que isto está mudando, o livro da editora Global foi aprovado pelo MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Segundo esse, o sujeito pode escrever como fala, ainda que isso fira a gramática. 

A explicação para tal absurdo, é que as regras da norma culta não levam em consideração a chamada língua viva. O que significaria não adotar as regras estabelecidas para norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas. E, também, que os estudantes podem correr o risco de ser  vítimas de preconceito linguístico, no caso de não usar a norma culta. Acho que os valores estão se invertendo. Exs: Nós pega o peixe”, “os menino pega o peixe”.

Os professores terão agora uma nova missão desaprender o correto e aprender o errado. Eles devem estar se perguntando porque gastaram e estudaram tanto para ter uma formação de qualidade para bem cumprir sua missão de educador. A missão deles, enquanto professores de português, consistia em ensinar aos seus alunos as diferenças básicas entre a língua coloquial e a formal, bem como em que situações deveriam usar uma ou outra. Será que os povos se entenderão a partir desta decisão?

Nenhum comentário: