PLAYLIST

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A arte de Viver com Longevidad​e

Odete Soares Rangel
  
Estou repassando parte de uma entrevista feita com M. Liu Pai Lin ( Mestre em Tai Chi Taoísta) que me foi enviada pela professora Claudia Moisés. Nessa, ele fala um pouco a respeito da arte de viver com saúde. E todos nós temos interesse no assunto, afinal envelhecer com mais qualidade de vida e saúde é nosso desejo.

"P – De acordo com a sabedoria do Tao, onde está a base da saúde? E como o senhor vê a saúde do brasileiro?
R – No Tao, a base da saúde está em respeitar a constituição natural, em preservar a constituição natural do ser, que lhe permite uma ligação com a sua origem, com o céu e a terra. A natureza do brasileiro é muito amorosa. Originalmente, o brasileiro vive uma vida saudável, uma vida longa pela sua natureza. Mas, pelo fato também do brasileiro estar sujeito às tensões, a agitação da vida moderna, o tempo de vida média do brasileiro é de 64 anos. Outros países do porte do Brasil têm um nível médio mais elevado, entre 75 e 79 anos. A diferença é muito grande. São 10 anos de diferença do tempo de vida média.

P – Tendo em vista os 64 anos de vida do brasileiro, como se pode obter uma boa saúde e longevidade no mundo em que vivemos?
R - A melhor prática para promover a longevidade do homem é o Tai Chi Chuan, como origem Taoísta. É o Tai Chi voltado para saúde e longevidade. Através dos movimentos suaves do Tai Chi se pode então eliminar a tensão, se pode equilibrar todo o sistema nervoso. É um treinamento de energia, através de seus movimentos, que são serenos, há uma preservação da energia original e há uma troca com a energia da natureza. Por isso é que se pode inclusive recuperar a energia gasta.

P – O Tai Chi faz parte de sua vida. Desde os 12 anos que o senhor o pratica. O que mudou com a prática?
R – A natureza do mestre era mais agitada. Ele gostava de práticas marciais. Com a prática do Tai Chi ele transformou essa natureza. Ele ficou muito mais equilibrado e sereno. Era uma natureza muito impulsiva e assim ele não refletia antes de praticar qualquer ato. Com o tai chi ele conseguiu aprender a serenar e refletir antes de agir. O Tai Chi apaga o fogo falso, da agitação, do nervoso e com isso te previne de inúmeras doenças. Com a prática do Tai Chi o corpo ficou muito flexível. Seu mestre lhe disse: “O que dura mais, a língua ou os dentes? A língua dura mais porque ela é suave e flexível. O Tai Chi é suave. Agora, os dentes não duram, porque eles são duros. A dureza não leva à vida longa, pelo contrário, encurta a vida..."

Veja a entrevista na íntegra através do Site:

http://espacoflordeouro.com.br/site/artigos/entrevistaliu-pai-lin-a-arte-de-viver/

Nenhum comentário: