PLAYLIST

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os cinco sentidos - Almeida Garrett

Odete Soares Rangel

São elas - bem o sei, essas estrelas,
Mil cores - divinais têm essas flores;
Mas eu não tenho, amor, olhos para elas:
Em toda a natureza
Não vejo outra beleza
Senão a ti - a ti!

Divina - ai! sim, será a voz que afina
Saudosa - na ramagem densa, umbrosa.
Será: mas eu do rouxinol que trina
Não oiço a melodia,
Nem sinto outra harmonia
Senão a ti - a ti!

Respira - n'aura que entre as flores gira,
Celeste - incenso de perfume agreste.
Sei... não sinto: a minha alma não aspira,
Não percebe, não toma
Senão o doce aroma
Que vem de ti - de ti!

Formosos - são os pomos saborosos,
É um mimo - de néctar o racimo:
E eu tenho fome e sede... sequiosos,
Famintos meus desejos
Estão... mas é de beijos
É só de ti - de ti!

Macia - deve a relva luzidia
Do leito - ser por certo em que me deito.
Mas quem, ao pé de ti, quem poderia
Sentir outras carícias,
Tocar noutras delícias
Senão em ti - em ti!

A ti! ai, a ti só os meus sentidos,
Todos num confundidos,
Sentem, ouvem, respiram;
Em ti, por ti deliram.
Em ti a minha sorte,
A minha vida em ti;
E, quando venha a morte,
Será morrer por ti.

Os cinco sentidos
meninamarota.blogspot.com
disponível em
 http://www.google.com.br/images?
O escritor e dramaturgo romântico Almeida Garrett (João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, 1799-1854)  criou o poema "Os cinco sentidos". O título do poema tem relação com os sentidos do ser humano (visão, audição, olfato, paladar e tato). A natureza aparece como divina, harmoniosa, perfumada, saborosa e macia. Mas a figura da mulher suplanta todas essas qualidades, há um romantismo idealizado e exarcebado por essa mulher tão perfeita, tão digna de tanto amor que cega o eu lírico para as  outras coisas belas. É como se a emoção anulasse a razão, a mulher é aquele ser inatingível, perfeito, merecedor de amor representado pelo pronome Ti (tu)  por quem se pode até morrer, pois  por ela tudo vale a pena. 
Quer saber mais, leia no site: 
http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=202#ixzz1HZUwkDUP

Nenhum comentário: