PLAYLIST

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reciclar é Lei, o Planeta agradece!

Informações coletadas nos sites por Odete Soares Rangel

Reciclar é um dos assuntos mais importantes do momento, pois o planeta não suporta mais tanto lixo jogado na natureza, tanta falta de consciência das pessoas na preservação do meio-ambiente. Reciclar agora é lei. É obrigatório que cada um recicle os resíduos que produz de acordo com a LEI 12.305 de 02 de agosto de 2010.

Pensando nisso, dei uma olhada para ver o que andam escrevendo sobre o assunto e estou divulgando parte do que encontrei na intenção de contribuir para o esclarecimento de dúvidas existentes.  

"Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos". (http://www.compam.com.br/oquereciclagem.htm).

"Vamos reciclar
Descubra se você está fazendo a sua parte para despejar cada vez menos lixo na natureza

Por Bruna Menegueço
Revista Ana Maria - 29/06/2007

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender.

Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio, e podem muito bem ser reaproveitados - em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição.

Para contribuir nesse sentido, ANA MARIA preparou um guia para você não perder mais tempo e começar a reciclar já!

4 DÚVIDAS COMUNS

1. O lixo reciclável deve sempre estar seco e limpo:

PAPÉIS: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

PLÁSTICOS: 90% do lixo produzido no mundo é composto de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

VIDROS: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

METAIS: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas,pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

2. E o isopor?

Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

3. Como separar o lixo doméstico?

Primeiro de tudo: não misture o lixo reciclável com material orgânico, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes. Coloque o lixo em sacos separados para plásticos, vidros, metais e papéis. ATENÇÃO: lave bem as embalagens, como latas, garrafas e frascos de vidro. Deixe tudo bem sequinho antes de embalar.

Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados. Os vidros, metais com pontas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso (como papelão) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Não misture garrafas ou frascos com vidros planos.

4. Como implantar a coleta seletiva no seu prédio?

A ONG Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) ensina o que você deve fazer. Primeiro de tudo, peça ajuda a voluntários e monte uma equipe. Vocês devem procurar informações sobre a reciclagem, tipos de depósitos, o treinamento dos funcionários, a melhor forma de divulgação com os moradores etc.

De acordo com a aceitação dos outros condôminos, a equipe deve decidir se cada morador levará seu lixo até as lixeiras ou haverá coleta interna em cada apartamento. Depois, é preciso decidir um lugar para armazenar o lixo enquanto espera pela coleta da prefeitura ou dos catadores.

CURIOSIDADES

- A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.

- Mais de 160 mil pessoas vivem no Brasil exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média 2 salários mínimos por mês, segundo a Associação Brasileira de Alumínio.

- O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.

- Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil kW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.

- Cada 100 toneladas de plástico economizam 1 tonelada de petróleo.

- O vidro pode ser infinitamente reciclado".

(Fonte :http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_239265.shtml)
 Você pode obter maiores informações acessando o site, tem muito material interessante.
Vamos cumprir a lei, o Planeta agradece!

3 comentários:

Odete Rangel disse...

Você concorda com a informação do artigo "Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano?" Gostaria de sua opinião.

danny disse...

não, com certeza é muito mais do que isso.

Odete Rangel disse...

Concordo com você Danny, obrigada por sua participação.

Grande abraço,