PLAYLIST

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Violência e comicidade no trânsito

Odete Soares Rangel

Você costuma dirigir no trânsito de Florianópolis? Então você já está acostumado (a) a conviver com buracos assassinos, com filas imensas, com motoristas estressados que não respeitam as leis de trânsito. Ziguezague nas pistas virou rotina, muitos motoqueiros são campeões dessa prática. Alguns motoristas se atravessam na nossa frente, sem o menor constrangimento. Triste você não acha? É colega motorista, mas às vezes isso gera violência e têm consequências sérias.

Foi o que presenciei ontem. Ouvi uma gritaria, olhei e era um motoqueiro xingando um senhor idoso que dirigia calmamente seu veículo. A impressão que dava era de que o senhor era surdo ou não tinha percebido que era com ele. Então, o motoqueiro que parecia ficar mais furioso, encostou-se ao vidro do lado do motorista (estava fechado) e berrava ensandecido "tem fila velho burro, onde tu queres ir, quer passar, onde tu queres ir velho" e continuava a soltar seus impropérios contra o senhor. Este, que não deve ter sangue de barata reagiu, pegou um objeto comprido tipo um cassetete colorido com cores vibrantes, abriu o vidro e passou a desferir golpes no motoqueiro que se defendia,  mas continuava agredindo-o com seu palavrório rebuscado. Depois percebendo que o senhor não ia desistir de lhe bater, começou a debochar, saiu xingando e ambos foram embora. Não preciso dizer que isso interrompeu o trânsito, prejudicando outros motoristas que nada tinham a ver com o episódio. Formou-se uma longa fila, iniciaram-se as intermináveis buzinas.

A situação era violenta e cômica aos olhos de quem presenciava a cena, com violência de ambos os lados, agressão verbal contra o idoso, golpes de cassetete contra o motoqueiro. Era um total descontrole emocional dos motoristas, uma falta de respeito e de educação que denotam a falta de civilidade, uma das grandes responsáveis pelo índice de violência no trânsito.

Trânsito seguro e sem violência é o caminho. Pense nisso!

Nenhum comentário: