PLAYLIST

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Florianópolis, a cidade que precisa ser reinventada!

Odete Soares Rangel


Moro em Florianópolis faz cinco anos, muito tenho observado e constatado nas características e mudanças da cidade.

Li o artigo "Cidade criativa, um futuro possível" de Andreza de Lima Ribeiro Teixeira, e voltei a refletir sobre a Florianópolis que todos nós gostaríamos de ter.

Faço um apelo aos governantes para que olhem para a cidade e a tratem com carinho como fazem com seus filhos, criando oportunidades e perspectivas educativas para torná-la uma cidade com infraestrura e segurança, na qual as pessoas queiram e tenham prazer em morar.

A cidade precisa de oxigênio; de um trânsito que flua com normalidade; de ruas onde possamos andar em segurança e com nosso carro sem trepidação ou caindo em buracos; de praias com areia para nossos filhos brincarem e espaço para colocarmos nossas cadeiras e curtirmos com nossos amigos; de semáforos e ruas sem pedintes ou assaltantes; de praças, estátuas e monumentos limpos e preservados; de locais onde possamos andar seguros sem sermos assaltados ou submetidos a outros atos de violência; de empresas e governantes conscientes da sua responsabilidade com o meio ambiente; de governantes que entendam e invistam no turismo e recebam o turista com a dignidade que merece, pois é ele que traz recursos para a cidade; de postos de saúde e hospitais onde os pacientes do SUS não precisem esperar horas para serem atendidos, anos para realizarem tratamentos e cirurgias, ou até que morram nas filas esperando; de transporte coletivo eficiente; de programas sociais gratuítos para tirar os jovens carentes das ruas e lhes proporcionar oportunidades de desenvolvimento, visando sua inserção social, além de  formá-lo  cidadão; de programas de treinamento para qualificar profissionais para o mercado de trabalho; de pessoas qualificadas nos postos certos para que essa discussão não seja uma mera utopia, etc.

Tudo isso passa pela questão educativa, discutir os problemas da cidade e buscar soluções urgentes, não pode mais ser adiado, sob pena da cidade entrar em colapso. Assim, espero que os políticos candidatos a cargos eletivos nesta eleição, possam refletir sobre todas esses problemas, e só assumam a função, se estiverem cônscios da sua competência para promover as mudanças necessárias. 

É óbvio que cada um de nós tem de fazer a sua parte, mas nossa voz precisa ser ouvida. A Florianópolis de hoje não é mais a mesma de cinco anos atrás, mas desejo que ela seja diferente desta de hoje, num futuro próximo. Que consigamos ver os itens elencados acima, considerados e solucionados. Que possamos orgulhar-nos de viver numa Florianópolis segura, sustentável e com qualidade de vida; renovada.

Nenhum comentário: