PLAYLIST

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sean Connery apaga as velinhas



O ator Thomas Sean Connery, natural de Edimburgo na Escócia, comemora nesta data (25.08.2010) seus bem vividos 80 anos.


Ele casou com a atriz australiana Diane Cilento (1962), com quem teve um filho, Jason Joseph, nascido um ano depois. Não foi um relacionamento harmonioso, Diane insatisfeita decidiu escrever uma autobiografia retratando-o como um péssimo marido. Casou em 1975 com Michelline Roquebrune Connery, eles vivem em Nassau, nas Bahamas.


Profissionalmente, ele é grato a um amigo que o persuadiu a realizar um teste para ser chorus boy de Ao Sul do Pacíficoo, em 1953. Ele foi aprovado e completou o elenco da peça. O musical de Rodgers e Hammerstein desembarcava em Londres depois de estourar na Broadway, cujo tema é a história de marinheiros norte-americanos numa ilha do Pacífico, durante a Segunda Guerra.  A partir desse trabalho, muitas oportunidades surgiram para ele atuar na TV,  teatro e cinema.


Entre as décadas de 60 e 70, desempenhou papéis menores na TV e no cinema. Destacou-se, internacionalmente, no papel do agente secreto James Bond no filme de estréia da série 007 Contra o Satânico Dr No (1962), criado por Ian Fleming. Atuou em outros da série:


Moscou Contra 007 (From Russia With Love - 1963);
007 Contra Goldfinger (Goldfinger - 1964);
007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball - 1965);
Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice - 1967);
007 - Os Diamantes São Eternos (Diamonds Are Forever - 1971).


Em meados de 1970, Connery decidiu se afastar do personagem que o consagrou e começou a atuar em filmes diferentes daqueles que vinha realizando. Mas, dez anos mais tarde, persuadido pelos produtores voltou a participar como agente secreto no filme 007 – Nunca Mais Outra Vez (Never Say Never Again - 1983).


Ele estrelou em filmes importantes e populares, tais como: O Homem que Queria Ser Rei (1975), Robin e Marian (1976), O Nome da Rosa (1986), Highlander (1986), Os Intocáveis(1987), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Lancelot - O primeiro cavaleiro (1995), Armadilha (1999), A Rocha (1996). entre outros. Embora tenha atuado em muitos papéis principais, sua carreira foi coroada com o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu personagem Jim Malone no filme Os Intocáveis (1987), com Kevin Costner e Robert de Niro.


Em 1991, ele recebeu a Legião de Honra do governo francês. Em 05.07.2000, lhe foi dado o título de Sir pela Rainha Elizabeth II. A cerimônia foi realizada na Escócia, sua presença ficou ainda mais marcante porque ele compareceu usando um traje típico escocês (kilt de caça do clã MacLean).


O sucesso do filme O Homem que Queria Ser Rei em 1975, dirigido por John Huston e co-estrelado por Michael Caine, rendeu-lhe uma ascenção inesperada. Ele tornou-se o único de todos os atores que interpretaram o papel de espião favorito de Sua Majestade.


Ele transformou-se num ícone do cinema mundial por sua longevidade, voz, estilo e charme. Comenta-se que desiludido com o sistema de Hollywood, afastou-se do cinema e dedica-se a escrever um livro sobre sua vida.

http://www.google.com.br/images?hl
Sean Connery é um excelente ator escocês. Ele, assim como Clint Eastwood, outro ator de sua geração, estão entre meus atores preferidos. 

Um filme que me marcou muito foi O nome da Rosa, crônica da vida religiosa no século XIV, no qual Guilherme de Bascerville, um monge franciscano, (Sean Conery) é incumbido de investigar uma série de assassinatos.

Nosso "Sherlock Holmes" não decepcionou e elucidou os crimes.

Nenhum comentário: