PLAYLIST

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Barack Hussein Obama aniversaria hoje

Odete Soares Rangel

Você sabia que, nesta data, o Presidente dos EUA Barack Hussein Obama comemora seus 49 anos. Ele foi trazido ao mundo por seus pais Barack Obama (queniano) e Ann Dunham (norte-americana) em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, estado americano do Havaí, nos EUA. Em 1992, casou-se com Michelle Obama, de cuja união nasceram Malia (1998) e Natasha (Sasha) (2001).

Não tenho intenção de realizar nenhuma biografia sobre o Presidente, mas sim uma síntese de alguns dados que considero relevantes.

Parte de sua infância viveu na Indonésia, mais tarde voltou a morar no Havaí, sob os cuidados dos avós maternos. Ainda adolescente, mudou-se para Nova York, lá cursou ciências políticas na Universidade Colúmbia. Após formou-se em direito pela Universidade de Harvard.

Sua atuação na política teve início quando desempenhou o papel de líder comunitário e professor de direito constitucional na cidade de Chicago, Illinois. De 1996 até 2004, atuou como Senador do estado de Illinois. Não conseguiu, porém, eleger-se para o Congresso dos Estados Unidos no ano de 2000. Eleito como Senador dos EUA, assumiu seu mandato em 4 de janeiro de 2005. Sua forte atuação no Senado lhe abriu caminhos para a candidatura à Presidência da República dos EUA, em fevereiro de 2007. Sua plataforma defendia o fim da guerra do Iraque, a obtenção da auto-suficiência energética dos Estados Unidos e a universalização dos serviços de saúde no país.

Em julho de 2008, sua campanha ganhou o cenário internacional, ele visitou o Afeganistão, o Iraque, a Jordânia e Israel, continuando seu itinerário pela Inglaterra, França e Alemanha. Em Berlim, o Barack Obama carismático, congregou cerca de 200 mil pessoas para ouvi-lo.

No pleito de 04 de novembro de 2008, Barack Obama derrotou seu adversário John McCain e elegeu-se como o quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos, uma grande vitória já que era o primeiro negro a governar o país. Para ele a questão racial é secundária, ele diz: "Não há uma América negra e uma América branca e uma América latina e uma América asiática. Há os Estados Unidos da América".

Ao comemorar sua vitória, em Chicago, uma frase do seu discurso entra para a história. “Se existe alguém que ainda duvide que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda questione a força de nossa democracia, a resposta está aqui esta noite”.

Ele é o presidente dos EUA, desde 20 de janeiro de 2009. E, desde então, vem dedicando atenção e buscando a implantação de legislação sobre assuntos imprescindíveis como fraude eleitoral, atuação de lobistas, mudança climática e terrorismo nuclear entre outros.

Hoje terá de comemorar seu aniversário entre amigos. A primeira-dama dos EUA Michelle Obama, acompanhada de sua filha Natasha, viajou em férias para a Espanha. Parabéns Presidente, a população dos EUA está com você.

Nenhum comentário: