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domingo, 21 de março de 2010

Informática na Educação, uma revolução ou um bicho papão?

Odete Soares Rangel


O computador na escola, um instrumento de aprendizagem, um agente de transformação na educação ou um bicho papão? Muito vem se discutindo e muitas são as opiniões a esse respeito, mas há uma unanimidade de pensamento quanto aos benefícios do seu uso quando da correta aplicação dessa tecnologia. A informática possibilita repensar a forma de ensinar, assim o computador pode ser considerado uma revolução na concepção de como pensar o ensino e a aprendizagem.

O objetivo desta breve reflexão é tentar mostrar algumas idéias básicas de como a informática pode contribuir para a evolução mental e intelectual do ser humano, em especial dos alunos na escola que é o nosso foco.

As escolas vêm implementando o uso da informática, reconhecendo a sua contribuição na busca do conhecimento para a aprendizagem. Assim, ela deve passar por mudanças estruturais e funcionais adequando-se a essa nova tecnologia, cujos objetivos, metas e métodos de ensino devem ser assimilados pelos professores que deverão atuar permanentemente junto à direção, colaborando para o aperfeiçoamento do trabalho.

A escolha dos softwares a serem utilizados, merece especial atenção por parte das escolas e, especialmente, dos professores que exercerão seu novo papel de facilitadores na construção desse conhecimento.

A simples presença física do computador na escola pode desencadear discussões e conflitos devido à heterogeneidade de opiniões e conhecimento sobre seu uso. Uma das formas de se equacionar esse problema seria cada escola ter um planejamento pedagógico, no qual constasse a inserção dessa ferramenta.

O uso do computador é uma motivação a mais para os alunos, tanto a criança quanto o jovem se atraem pelo novo. Eles poderão explorar essa tecnologia, não só para ler ou escrever, mas para pesquisar e criar coisas novas exercitando sua criatividade e descobrindo novas habilidades. Uma situação nova se apresenta e lhes parece a solução para tudo, mas logo, constatam que necessitam “aprender” a usar esses recursos ilimitados e, então, descobrem a magia de tudo quanto podem realizar com menos esforços.

Aqueles iniciados na informática, a princípio, não teriam essa motivação para aprender, mas a teriam para demonstrar suas habilidades aos colegas. Existem programas que, normalmente, possuem recursos quase ilimitados, com acesso à informática os alunos terão um vasto campo para ampliar suas habilidades e demonstrar a sua criatividade. Eles podem usar desde letras piscantes até poesia em forma de desenho, textos ilustrados com figuras coladas e inúmeras outras opções de criar algo novo, diferente.

O mundo, no qual a nova geração está inserida e interage é muito dinâmico, são games, Tv, jogos de ação e centenas de outros programas de fácil entendimento. A informática é uma ferramenta mais dinâmica e está mais próxima da realidade deles, do mundo virtual em que eles foram criados. O editor de texto, por exemplo, pode estimular o gosto pela escrita.

É bom lembrarmos a importância da criança se iniciar rapidamente na informática, pois cada vez mais as pessoas utilizam essa ferramenta. Certamente, esse uso facilitará suas vidas quando adultos, além de expandir suas possibilidades de atuação, inclusive, no mercado de trabalho. É todo um mundo novo que está se criando, novas janelas se abrindo para o futuro. A escola tem que implantar um projeto pedagógico como um todo que vise ou tenha como missão possuir esses recursos e disponibilizá-los aos alunos.

Ao professor cabe acompanhar as mudanças e buscar qualificar-se no pleno domínio do computador e softwares com conseqüente e permanente atualização, sob pena de ser excluído dos benefícios dessa tecnologia ou de seu trabalho se tornar ineficaz para os objetivos que se espera dele.

Esse facilitador deve descobrir o lugar didático dessa tecnologia e compreender o seu papel de forma crítica, consciente e participativa. Deverá motivar o aluno, conduzindo-o às novas conquistas, as quais o ajudarão a desenvolver o raciocínio lógico, explorar habilidades e criatividade, contribuindo para o seu crescimento mental e intelectual.

Entre as inúmeras vantagens da informática se pode destacar a facilidade de lidar com a informação, a qual podemos acessar e atualizar com maior rapidez e a um baixo custo, especialmente, se comparada com o livro, por exemplo. Paralelamente a estes recursos, podem ser usadas ferramentas com informações digitalizadas como dicionários, corretor ortográfico, além da possibilidade de editar os textos, copiar e imprimir.

Os educadores poderão usar sua criatividade e repassarem conhecimentos construídos por eles, utilizarem jogos ou aulas criativas e disponibilizarem esse material para várias situações e pessoas através dos recursos da informática, como ocorreu com um software desenvolvido por Odete Soares Rangel e Rafael Finamor utilizado pela escola “Instituto João XXIII” num projeto conjunto com a escola Silva Paes. Este fato ratifica a concepção da importância da informática na construção do conhecimento e de como ela abre novos caminhos.

Em junho de 2002, Odete e Rafael, alunos desta instituição cursavam a disciplina “Atividade Acadêmica Curricular - Educação com Informática” sob a coordenação da professora Clarissa Tarragô Candotti. Estes tinham como meta, desenvolver um projeto que se concretizasse através do uso da informática, para aplicar com alunos, o qual foi implementado na escola “Instituto João XXIII” em Porto Alegre, com alunos de 7° séries.

O software desenvolvido pelos alunos da Ritter foi composto de três histórias da mitologia Indiana e quatro ilustrações pertinentes a poemas. A partir destes, os alunos daquela escola produziram textos reescrevendo as histórias sobre mitologia ou criando outras a partir das ilustrações, porém utilizando a informática.

A maioria deles optou por escrever textos a partir das imagens. Eles já possuíam um bom domínio de alguns recursos da informática, caminhos de navegação no sistema e não estavam acostumados a produzirem trabalhos manuscritos. Assim, o uso dessa ferramenta foi de vital importância para o êxito da atividade que, talvez, não os motivasse, caso fosse aplicada através de outro instrumento. Acessar com rapidez o material a ser trabalhado, voltando à ilustração ou ao texto quando necessário, foi um recurso bastante explorado por eles.

A professora Sandra da disciplina de português desses alunos, percebendo como fluiu a atividade e o gosto deles por trabalhar com imagens, pensava implementar uma nova atividade integrada com a professora de artes que lhes possibilitasse desenvolverem essa habilidade. Os alunos criariam imagens, e construiriam redações a partir desse material imagético.

Essa atividade foi muito gratificante para Odete e Rafael que, numa troca recíproca, aprenderam muito com essa “excitante” tarefa. Os alunos dessa disciplina devem direcionar seus trabalhos para escolas, pois é uma interação valiosa com outra realidade e também uma oportunidade para vivenciar situações que farão parte de seu futuro como professor.

Finalmente, ressaltamos a importância da informática na escola. Ela possibilita ao aluno aprender novas maneiras de pensar, discutir, trocar informações e ampliar outras formas de conhecimento. Para isso é necessário que haja interface entre professor-aluno, que os professores dominem a informática, que a escola se reposicione e repense a educação nesta nova era tecnológica e tenha um projeto pedagógico que contemple e supra essas necessidades. Ou as escolas se adaptam a esse novo mundo tecnológico, globalizado onde tudo evolui e se renova ou perderão sua atratividade, sendo apenas uma escola entre muitas e não entre muitas uma.

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